Arcelino Calado, CEO da Health Clean, empresa de importação de produtos para saúde e limpeza
1. Quais os desafios dos mercado de produtos médico-hospitalares e de limpeza profissional no Brasil e no Ceará?
Nós acreditamos que a qualidade dos produtos médico-hospitalares pode e deve ser melhorada em nosso País, notadamente no que diz respeito à segurança e ao conforto dos produtos. Quando se fala de produtos de limpeza profissional o mercado cearense tem muito a evoluir, ainda se usa majoritariamente equipamentos de baixa tecnologia no estado e esse é nosso maior desafio, oferecer ao mercado tecnologia, segurança e conforto no segmento médico-hospitalar e de limpeza.
2. O que te levou a investir nesse setor?
Sou sócio de uma distribuidora local, a ICleanpro, empresa que fornece produtos de limpeza profissional para vários segmentos do estado, e meus sócios são proprietários do Grupo ProHospital. Atuamos nesse mercado há muitos anos e assim nós conseguimos mapear quais as dificuldades desses dois mercados e as oportunidades de melhoria.
3. A Health Clean trabalha com importação em uma área muito específica. Como a empresa lida com desafios regulatórios e de conformidade ao trazer novos produtos para o Brasil?
A empresa nasceu em 2022, porém foram 12 meses de investimentos em licenças e registros em Anvisa e Inmetro e, de fato isso, é um dos grandes desafios dos importadores. Hoje um registro de um produto importado tem valores exorbitantes, o que dificulta a operação. Esse é um dos pontos que prejudica a oferta de mais produtos de qualidade no mercado brasileiro.
4. Quais são as tendências atuais que você observa no mercado de produtos para saúde e limpeza no país?
O mercado brasileiro é muito disputado pelos fornecedores internacionais, temos uma grande população e isso impulsiona os investimentos de fabricantes internacionais. A alta do dólar e das taxas de frete internacional prejudicam o crescimento e desenvolvimento desses mercados, mas na contramão de tudo isso acreditamos em uma evolução dos produtos.
5. Hoje existe uma preocupação global com sustentabilidade, mas a gente sabe que isso ainda é um desafio para as empresas de vários setores. Como vocês têm conseguido contribuir nessa questão?
Nossa empresa procura sempre olhar para essa área com bastante zelo. Por exemplo, na nossa linha de sacos para lixo, utilizamos aditivo biodegradável, que atua decompondo o plástico em bem menos tempo do que o comum. Nossa missão é atrelar tecnologia e conforto aos nossos usuários e isso passa também pela utilização de menos produtos, e assim contribui com menos plástico no meio ambiente
6. Vocês pretendem expandir sua presença e impacto no mercado nos próximos anos?
Hoje nossa empresa atende aproximadamente 700 empresas em todo o Brasil, temos 22 representantes e estamos presentes em todos os estados do país. Esperamos terminar o ano de 2024 com a marca de 1.000 clientes e, para isso, nós iremos lançar vários produtos até o final do ano, preparando e planejando um 2024 de muitas conquistas no mercado nacional.
Leave a comment